sexta-feira, 2 de abril de 2010

ARMANDO NOGUEIRA ARMANDO TABELAS...

Naquela segunda-feira estava bem feliz, afinal o Corinthians havia vencido o São Paulo por 4 a 3. Como de costume fui até a copa do trabalho e dei bom dia a D. Conceição. Quando me virei para a TV pude ver a Ana Maria Braga falando com uma foto do Armando Nogueira ao fundo... Pensei: "ah por favor... Não vão me dizer que ele morreu..." Sim, Armando havia partido...
O Armando era um daqueles homens que me inspiravam e ainda inspiram. Um daqueles que eu queria conhecer e ter a chance de chamar de amigo, de aprender muito observando... Seu texto é, para mim, um primor e não me envergonho em dizer que muitas vezes quis escrever como ele.
Tento, dentro de minhas limitações, homenageá-lo aqui nesse blog.

Do futebol, Armando seria o camisa 10. Do vôlei seria, certamente, o levantador mais habilidoso de todos, munindo os atacantes com as bolas perfeitas para golpes indefensáveis. Do basquete seria o armador que encantaria a todos, como as mãos da famosa "Magic". Um tenista que venceria os quatro Grand Slans por vários anos seguidos e um piloto que seria muito mais que heptacampeão de automobilismo.

Armando era rei das letras. Metáforas perfeitas e poderosas. Perspicácia e doçura nas palavras. Entrevistava com carinho meninas do vôlei e feras de outras áreas. Ná área ou nos ares lá estava ele, marcando presença, pronto prá bater o pênalti sem dar chances ao goleiro, mesmo que fosse seu oponente o melhor de todos.

Ah, quisera eu que meus textos se assemelhassem aos de Armando... Jamais será possível, afinal, fez tabelas que vão covardemente impedir que eu chegue perto dele. Tabelou com Pelé, com Garrincha, com Nilton Santos... Quando vi, já era tarde, ele estava na cara do gol. Tabelou com Magic Paula, com Hortência e mais uma vez corri atrás sem sucesso... Levantou para Virna, para Leila, para Ana Paula, para Ana Moser e levantou até para a levantadora Fernanda Venturini... Como se diz na gíria do vôlei, meu bloqueio "passou voando", como um ultraleve...

Um dos mestres nos deixou nessa semana e levou consigo a possibilidade concreta de algumas frases inacreditáveis.

Era encantador assistir ao Redação Sportv quando o Mestre Armando compunha a bancada... Mesmo as críticas mais ferrenhas saíam cheias de poesia, de elegância... Elegância. Essa talvez seja uma das palavras que melhor definam o texto sublime de Armando Nogueira.

De sua boca, as crônicas saíam poéticas, desafiando as classificações da língua e da literatura...

Sua caneta trabalhava bem e escrevia muito melhor que outras, de igual marca, de igual cor e de igual valor... Por que as palavras dele saíam, então, muito mais bonitas?

Redator, escritor, poeta, amante das palavras... De todas, mas em especial das mais belas...

Musas e monstros sagrados estiveram com ele e se curvaram diante do homem que falava manso, mas que a todos encantava.

Ficaria horas aqui descrevendo quem era, para mim, Armando Nogueira. Criaria uma "crônica poética" sem fim. Digitaria sobre o advogado, sobre o jornalista, sobre a contribuição para o JN, para o esporte, para a literatura. Mas seria insano tentar fazer uma vida inteira desfilar por linhas e colunas da tela de um computador.

Uma pena que não esteja entre nós em 2014 e em 2016, anos de fundamental importância para o esporte do Brasil. Estará, no entanto, dentro dos corações de todos aqueles que, como eu, flertarem com a língua portuguesa, tentando dela conquistar o posto de amante. Quem ama a língua portuguesa, ama indissociavelmente Armando Nogueira.

Ah, mestre... Agora que subiste ao céu com seu ultraleve teremos que, mais uma vez, sofrer... Afinal, as tabelinhas que fará com Garrincha e com os anjos hão de nos deixar sem fôlego.

Desculpe-me pelo português cheio de erros e tão distante do seu: elegante, correto e arrebatador. Sou um eterno aprendiz e espero que meus textos sejam de orgulhar a alguém, algum dia.

Descanse em paz... Bem, prefiro desejar que componha em paz, no infinito!!! Um abraço de um fã que, infelizmente, não o conheceu pessoalmente.

Nossa tabela, "Seu Armando", será virtual...

Nenhum comentário: