sábado, 6 de fevereiro de 2010

PROJEÇÕES NO ESPELHO: O CÔNCAVO E O CONVEXO

Muitas vezes reflexos reais e virtuais se formam à partir de um feixe de luz emitido sobre um espelho.
Na verdade nem sei se essa é mesmo uma parte correta dessa teoria bastante complexa de uma parte da óptica. Talvez venha daí aquela famosa expressão "ilusão de ótica".
Com a vida as coisas não são tão diferentes assim. Complexo esse início de texto, não?
Projetamos sonhos em almas e corações distintos durante toda a nossa vida e esperamos até ver o que devolvem esses espelhos côncavos e convexos.
Muitas vezes depositamos expectativas que vão além das capacidades humanas. Muitas vezes depositamos crenças de que as pessoas podem nos devolver a luz que mandamos para elas através de ondas de diversas gamas... Um desequilíbrio fatal na corda-bamba.
É triste receber invertido aquilo que se dá de melhor. Mas a física pode explicar. E se a física não explicar o fará a biologia, ou a química, ou a sociologia, ou a antropologia...
Prótons, nêutrons, elétrons, feixes de luz.
Um reflexo de tudo aquilo que se espera do universo está ali, explicado pela ciência.
As emoções humanas não têm explicação? Tem sim e uma delas é um fato incontestável: VOCÊ SERÁ DECEPCIONADO PELAS PESSOAS E TAMBÉM AS DECEPCIONARÁ.
Caminhando por aí é possível ver as pessoas desapontadas. Todos os dias alguém se queixa de algo ou de alguém... E a vida segue, dando a certeza de que as projeções daquilo que depositamos são o caminho mais certeiro para o abismo.
O que recomendam, então, as ciências?
Recomendam que saibamos lidar com isso, pois os espelhos da alma são mais côncavos e mais convexos do que se pode imaginar.
Sendo assim, as imagens refletidas tendem a ser mais reais e mais virtuais ainda.
A realidade aumentada pode ser uma dose letal de veneno que nem Darwin, nem Einstein, nem Proust poderiam explicar.
Argentum, Stibium, Hidrargirum, Aurum, Kalium... Ah, se a mente humana fosse tão determinada quanto as propriedades dos metais, quanto as características dos elementos químicos.
A química da alma é nociva e inexplicável.
Determinismo racial? Indeterminismo? Determinismo da alma? Indeterminada, indeterminante, inexplicavelmente itinerante.
Loucuras de uma noite de verão, quente, abafada, depois da tempestade sempre vem a hora de recolher os cacos. De lavar o chão onde minutos atrás o corpo repousava inerte depois da queda. Haja teoria da relatividade em ação. E reação...
Projeções são, na verdade, as imperfeições que não compreendemos e que gostaríamos de transformar em algo que realmente expressasse o que esperamos das pessoas. Ilusão de ótica. A realidade é outra. Somos quem podemos ser e temos aquilo que podemos. Nem mais, nem menos. As projeções refletem aquilo que menos gostamos.
Os espelhos mostram, muitas vezes, o que não queremos ver, pois a física da alma é implacável.

Nenhum comentário: